domingo, 14 de outubro de 2012

Consumo

     Ao sair da autorizada fui direto no primeiro posto de marca que vi pela frente. Pedi para encherem o tanque, de modo que a própria bomba travasse e fiquei olhando o procedimento. Assim o fiz por dois motivos:
  1. Mal-uso da portinhola da Gasolina - Naturalmente concebida para proporcionar conforto e evitar que saia do carro, tal portinhola é frágil e com um material diferente da lataria do veículo. Muitos frentistas por não conhecerem, talvez a forcem demais, ou ao fechá-la sem querer, a abra abruptamente, danificando-a;
  2. Encher o tanque até a boca ou "vou dar uma arredondadinha"- Procedimento totalmente não recomendando, porém a prática é bastante comum entre frentistas. Para completar ou utilizar toda a capacidade do tanque (muitas vezes além), tais seres enchem até não poder mais, fazendo com que o carro expulse a gasolina demasiada ou numa situação pior, danifique o canister e/ou catalisador.
     A gasolina que escolhi inicialmente foi a aditivada, justamente por conta dela varrer todas as sujeiras e possuir um índice bastante elevado em "danificar" o sistema (justamente por conta das impurezas). Entrou 45 litros. Dirigindo normalmente, fiquei empolgado com o consumo, pois mesmo após 320Km, o medidor de combustível não saia da metade. Mas infelizmente pouco tempo depois, o ponteiro como se tivesse dopado começou a correr e terminei antes de chegar na reserva, com 480 Km rodados. Como restavam um pouco para entrar na reserva, e o manual informa que são 6 litros na reserva, contabilizei inicialmente que gastei 37 litros nestes primeiros 480 Km. A certeza aumentou quando abasteci, em outro posto e entrou 38 litros, desta vez da comum. Resultado final é que nesta primeira etapa, gastei 13km/l em média com o ar condicionado estando ligado cerca de 75% do trajeto. Consumo interessante para um primeiro tanque e o carro ainda amaciando.

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