domingo, 21 de outubro de 2012

Nem tudo na vida são flores...

    Apesar de muito satisfeito com o carro, infelizmente comecei a descobrir certas coisas sobre ele e pude perceber que parte das reclamações fomentadas pela internet são verdadeiras. Não cheguei a publicar anteriormente, pois estava em parte trabalhando, oras tentando resolver estes imbróglios. E para vocês entenderem, publico na íntegra email que enviei a minha concessionária JAC, de Campinhos.

Amiga Marcelle,
Conforme mencionado em conversa no dia 17/10, após telefonema no dia 12/10 para o Sr. Alberto e uma série de outros, evidenciei alguns problemas com o meu J3 aos quais gostaria de solucioná-los. Declaro também, que estou fazendo um blog (http://j3compreirj.blogspot.com.br) e sou membro ativo do club da JAC (//http://jacclub.forumeiros.com), e antes de passar para os mesmos estes problemas, gostaria de uma posição da JAC. Eles são:
1 - Foi anunciado recentemente no próprio site da JAC que frisos e outros acessórios estariam presentes como itens de série. Bem, tirei o meu carro da concessionária dia 04/10 (e até hoje, 17/10 nem o emplaquei) e sendo assim gostaria de manter as características que a fábrica adotou para 2013 e não descaracterizar meu veículo (pois comprei como sendo modelo 2013). Como só falta para mim os frisos, solicito-os de boa fé;
2 - Na grade dianteira do veículo, existe um cabo aparente que ao ser pressionado, abre facilmente o capo, sem que para isso o alarme dispare. Conversamos sobre isso e a concessionária na pessoa da Marcelle disse que iria resolver. Porém quero o ajuste oficial da Importadora que é uma espécie de canaleta de ferro e não o cabo por trás (que dizem que o problema continua). 
3 - Li inúmeros relatos sobre a falta de codificação da chave em que o manual narra diversas vezes como sendo codificada, inclusive cito a página 21 do manual do proprietário, como exemplo, ao qual os dizeres detalham:
"Não é possível dar partida no motor se o código eletrônico da chave estiver incorreto, embora os perfis das chaves sejam iguais."Ou seja, claramente diz que mesmo com a chave copiada (perfis iguais), seria impossível ligar o carro sem o código eletrônico, algo que não procede. Dezenas de pessoas quebraram suas chaves para adaptá-las em chaveiros do tipo "canivete" e puderam comprovar que nada existe dentro do envólucro da chave além da lâmina e do alarme em si. Digamos que se interpretarmos este "código eletrônico" como sendo apenas o "alarme em si", continua sendo uma inverdade visto que se acionado o tal código eletrônico", o carro continua operacional (este item vou explicar mais abaixo). Também li que o termo "transponder", comentado diversas vezes no manual, é interpretado pela montadora JAC como sendo o alarme em si, o que também é errado, pois não há margens de interpretação em que o mercado entende o transponder como sendo um mecanismo que transmite ao carro o código eletrônico PONTO. Fotos e discussão:
http://jacclub.forumeiros.com/t504-alarme-transponder-e-chave-jac-triste-fim-de-uma-duvida-da-comunidadeNeste caso solicito uma posição concreta da JAC e alguma espécie de reparação bem satisfatória por parte da montadora, pois o J3 é ridiculamente fácil de ser roubado, mesmo sem mencionar a falha do capo, os pinos das travas elétricas são fáceis de serem puxados com uma manobra simples. E se somarmos isso a falta de uma real chave codificada, um alarme que não serve para nada e a propaganda enganosa... 
4 - O alarme só serve para fazer barulho, não há corte do motor como várias vezes o manual narra. Evidenciei isso fazendo um simples teste: acionei o alarme de dentro do veículo e após alguns minutos liguei o carro. O carro funcionou normalmente e somente começou a buzinar quando desliguei o veículo e depois, abri a porta. Mas mesmo com a buzina tocando e sem desativar o alarme, fiz o carro ligar normalmente e dei uma volta no quarteirão (com os vizinhos provavelmente reclamando muito). Solicito um alarme de acordo com o que foi me dito que seria um alarme (com imobilizador), algo descrito também no manual.
5 - Meu cadastro está como pessoa jurídica ou física pois entrei com leasing pelo banco Itaú, ou seja, só tenho direito a 1 ano de garantia? Só percebi isso no momento que comecei a ler o manual, na concessionária estavam me informando que seria de 6 anos independentemente. Se eu soubesse que fosse assim, optaria pelo da pessoa física. Porém, conforme conversamos apenas solicito agora um documento qualquer que comprove que a pessoa jurídica tem sim, 6 anos. Que o que está escrito no manual se refere apenas a frotistas. Caso contrário solicito a troca do meu cadastro de pessoa jurídica para pessoa física, ou que me possibilitem o acesso aos 6 anos de garantia mesmo sendo jurídica. 
6 - Foi me dito que a JAC tem as revisões mais baratas. O que atualmente é uma inverdade, pois com o último ajuste, se tornou a mais cara. Cito a tabela com os valores de alguns carros "compatíveis" de diversas montadoras:
Revisão de 10.000 Renault Sandero - R$ 219,00VW Gol G5 - R$ 180,00Peugeot 207 - R$ 228,00Fiat Punto - R$ 172,00Ford Fiesta - R$ 192,00GM Agile - R$ 160,00GM Corsa - R$ 160,00Jac J3 - R$ 264,00
Revisões até os 60 mil km com mão de obra incluída:J3/Turin - R$ 2.613,00
March 1.6 - R$ 1.744,00
Peugeot 207 1.4/1.6 - R$ 1.855,00
Novo gol 1.6  R$ 1.957,00
Fox 1.6 - R$ 1.917,00
Novo Palio e-torq 1.6 - R$ 1.952,00
Novo Uno 1.4 - R$ 2.100,00
Novo palio 1.4 - R$ 2.100,00
Ka - R$ 2.296,00
Corsa 1.4 - R$ 2.364,00
Sandero 1.6 - R$ 2.545,00
Sandero 1.0 - R$ 2.114,00
Clio 1.0 - R$ 1.928,00
Agile 1.4 - R$ 2.616,00
Fiesta Rocan - R$ 2.644,00 
7 - Estou tendo alguns problemas pequenos com o carro e cito-os:
  • Com o veículo funcionando e parado, algumas vezes dá para ouvir um barulho de lataria embaixo do mesmo. Pode ser o peito de aço que foi colocado no lugar do peito de plástico;
  • Embreagem com ruído ao pressionar o pedal - Principalmente no momento de quase largar o pedal, ou quando o mesmo é pressionado abruptamente faz um ruído de porta velha, um simples WD40 deve resolver;
  • Um dos birros dos pneus veio faltando;
  • Esguinchador traseiro não está funcionando apesar do barulho de bomba estar ok;
  • Luz intermitenteno painel do porta-malas acendendo. Ajustar o sensor;
  • Quando chegará o meu tapete? E o emplacamento?
  • A subida automática e os módulos do vidro não estão mais funcionando. Favor verificar o tal problema recorrente do chicote (que vários proprietários comentaram e que inclusive deu no carro que a 4 rodas fez o teste);
  • Eu sem querer arranhei a parte plástica que existe no interior esquerda do porta-malas. Gostaria que fosse feito o mesmo processo que fizeram para esconder um arranhão na minha porta quando recebi o carro. Se possível, claro.

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